A iniciativa
Iniciativa do Sebrae-SP e com realização da Garimpo de Soluções, o plano estratégico de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira completa três anos de atuação no Vale do Ribeira neste mês de agosto desenvolvendo os negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região. Ao todo são 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes.
O que é o Plano Regional de Economia Criativa?
Apresentado oficialmente em 13 de agosto de 2020, o plano foi desenvolvido pela Garimpo de Soluções, referência internacional em economia criativa, através de pesquisas de campo que deram voz aos moradores da região.
As 25 Ações
Concluída a pesquisa de campo, os eixos de sustentação do plano apontaram naturalmente para a vocação regional, consolidado em 25 ações específicas, concentradas em 4 eixos de atuação: O turismo, a gastronomia, o artesanato e um quarto eixo complementar, com ações de sustentação ao plano.
Confira a seguir cada uma delas:
Conheça todas as ações:
Pesquisa
Em Outubro de 2023 o Sebrae realizou uma pesquisa com stakeholders e consumidores do plano de economia criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira”. O objetivo foi de:
- Mensurar o impacto das ações do Plano de economia criativa regional “Dá gosto ser do Ribeira”, desenvolvidas e implementada pelo Sebrae-SP na região de abrangência do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo, na primeira etapa da execução lançada em 2020;
- Identificar fatores (objetivos e subjetivos) considerados determinantes nos fluxos de evasão territorial na região e como o projeto tem criado a visão de futuro na população;
- Mensurar o impacto das ações já implementadas pelo Sebrae-SP nos seus significados e na produção/circulação de novas imagens sobre o Vale do Ribeira, como potencial estimulador do desenvolvimento econômico local atrelado à autoestima da população (potencial empreendedor e ao desenvolvimento sustentável do território);
- Avaliar a promoção da marca-território “Dá gosto ser do Ribeira” e o impacto dela como propulsora da economia criativa e indutora do desenvolvimento regional (promoção, visibilidade e referenciamento do território do Vale do Ribeira);
O resultado desse trabalho pode ser conferido no link abaixo:
Downloads
Disponibilizamos aqui os materiais sobre o Plano para uso da marca “Dá Gosto Ser do Ribeira”:
Faça o download do Manual de Uso da Marca (em PDF):
Faça o download dos arquivos da marca “Dá Gosto Ser do Ribeira:
Logo para uso de clientes e parceiros do Sebrae (Formatos: .CDR, .PNG, .AI e .PDF)
Logo para uso do Sebrae (Formatos: .PNG, .AI e .PDF)