Promoção da Gastronomia dentro e fora do Vale

Explorar e ampliar o potencial da gastronomia no e do Vale do Ribeira requer um trabalho de promoção articulado e desdobrado em um guarda-chuva de ações de impacto, que possam promover benefícios para os diversos atores da cadeia da alimentação e alavancar negócios. Essas ações destinam-se tanto ao público interno (moradores e trabalhadores do Vale), quanto ao público externo (turistas de lazer e negócios), ambos consumidores potenciais dessa oferta.

voltar

Conheça todas as ações:

100% Ribeira

A proposta de ação 100% Ribeira lança mão dos períodos de maior vacância nos meios de hospedagem, gargalo convertido em oportunidade, para estabelecer um programa de promoção e incentivo ao turismo interno, oferecendo descontos atrativos aos residentes do Vale, que, desta forma, poderão descobrir a região, enquanto ajudam a fortalecer os negócios turísticos locais.

Saiba Mais

Animal Parade

Realização de exibições/ocupações/intervenções de arte pública com esculturas de animais da Mata Atlântica assinadas por artistas locais e convidados, movimentando os criadores da região. Ao mesmo tempo, funcionará como instrumento de promoção do Vale do Ribeira como destino turístico e de seus produtos, tanto internamento, em seus principais municípios, quanto nas principais regiões metropolitanas nos arredores.

Saiba Mais

Casa da Memória e dos Afetos do Vale do Ribeira

Constituir um espaço, no município de Iguape, dedicado às identidades, aos registros e às memórias da região, que se apresente também como importante atrativo cultural e turístico. Poderá abrigar: Arquivo Histórico do Ribeira, Escritório Técnico do Patrimônio Vivo e Ancoradouro do Ribeira –Centro do Patrimônio Vivido.

Saiba Mais

Casa do Ribeira

Criação de atração temática às margens da BR-116, ponto de parada obrigatório, e ponto de venda privilegiado de produtos e serviços do Ribeira. O espaço multiuso poderá contar também com bureau de turismo, viveiro de plantas nativas, jardim sensorial, restaurante, espaço para atividades culturais, realidade virtual e muito mais. De forma complementar, uma versão reduzida e itinerante da Casa do Ribeira poderá fazer as conexões com eventos dentro e fora do Vale.

Saiba Mais

Cobranding e associação entre negócios

Para a ideia de criar ações de cobranding no sentido de alavancar a marca-território, o destino turístico e os produtos do Ribeira trazem grande apelo, uma vez que há possibilidades de sinergias ou complementaridade em ações com marcas de diversos segmentos. No entanto, os principais objetivos desse conjunto de ideias proposto são qualificar e valorizar os produtos e quem os faz e ampliar e garantir as vendas, gerando aumento de receitas, com a garantia de contratos de fornecimento, além de possibilidades em outros modelos de negócio.

Saiba Mais

Da Floresta à mesa

Converter o Vale do Ribeira no principal celeiro de excelência na produção orgânica no Estado de São Paulo, se valendo dos atributos associados à preservação ambiental da maior faixa contínua de Mata Atlântica do país e promovendo a conversão de pequenas propriedades de agricultura tradicional por meio de transição agroecológica.

Saiba Mais

Dos roteiros aos pacotes e dos pacotes à venda

Criação de uma estratégia de potencialização dos resultados de negócio para o setor de turismo de todo o Vale do Ribeira, a partir de iniciativas de comercialização própria e de parcerias com os canais estabelecidos de vendas de viagens, consolidando e ampliando a oferta de pacotes, conectando destinos no território e promovendo resultados para os vários agentes desse setor.

Saiba Mais

Embaixadores do Ribeira

Criar um grupo de “Embaixadores do Ribeira”, composto por líderes de opinião que, predispostos a se envolver afetivamente com o Vale do Ribeira, ajudariam a alavancar a região como destino turístico qualificado e avalizariam a caracterização de seus produtos e serviços como singulares.

Saiba Mais

Encantos do Ribeira

Os vídeos online representam um dos conteúdos mais atrativos para os consumidores, com potencial de promoção de marcas e de impactos na geração de negócios. As Webséries Encantos do Ribeira visam a congregar as principais riquezas e atrativos da região –história, cultura, em suas diversas manifestações materiais e imateriais, meio ambiente e empreendedorismo, promovendo os destinos e atrativos turísticos, bem como os produtos e quem os faz.

Saiba Mais

Fórum Mundial da Banana

Atrair a atenção para a produção de banana da região do Vale do Ribeira por meio da criação de uma associação setorial dos produtores, realização de fóruns e seminários. Com a organização do setor, pleitear acesso ao Fórum Mundial da Banana (FMB), que congrega os principais representantes da cadeia em escala mundial e não possui representantes brasileiros. A ação visa a propiciar visibilidade para a indústria bananeira local e também trazer incrementos para a produção do Vale.

Saiba Mais

Gente valente do Ribeira

O programa de educação patrimonial “Gente Valente” impactará professores, alunos, agentes de difusão de informação e turistas para transformar a visão muitas vezes depreciativa da região. Com formatos e materiais de apoio específicos para cada público, promoverá a partilha de conhecimentos sobre as riquezas do Ribeira e outras ações pensadas para valorização da autoestima e fortalecimento da sensação de pertencimento dos moradores, crianças, jovens e adultos, em integração com as atividades turísticas.

Saiba Mais

Geoparque do Alto Vale do Ribeira

A ação propõe a criação do Geoparque do Alto Vale do Ribeira, ligado ao programa de geoparques da UNESCO. A excepcionalidade do patrimônio geológico da região é defendida por inúmeros estudos que demonstram sua importância mundial. A proposta gera visibilidade para um aspecto ainda pouco explorado da região, demanda o envolvimento da comunidade local como propulsora e descortina possibilidades para o turismo e outros setores.

Saiba Mais

Infovia Ribeira Conectado

A ação permite ampliar significativamente a disponibilidade de acesso à internet, um dos gargalos do Vale do Ribeira (um dos pontos do estado com menor inclusão digital), por meio de uma infovia, que aproveite o eixo da rodovia Régis Bittencourt e sua infraestrutura para possibilitar a criação de uma rede de banda larga capaz de integrar serviços públicos e privados, bem como contribuir para a promoção do turismo na região.

Saiba Mais

Juntos

Criação de um programa de financiamento misto para negócios de impacto socioambiental no Vale do Ribeira, com gestão profissional e conselho formado por profissionais do Vale, a fim de gerar resultados positivos para o ecossistema de empreendedorismo, a sociedade e a economia da região.

Saiba Mais

Latitude 24

Promover a liofilização de frutas e de outros produtos tropicais in natura produzidos por pequenos produtores do Ribeira, mobilizando cooperativas e associações, para gerar novas receitas, agregando valor aos produtos, trabalhando excedentes e apostando no crescimento desse mercado. A banana, por sua importância econômica e presença, se apresenta como piloto ideal.

Saiba Mais

Moda evangélica

Diante do alto percentual de população evangélica presente no Vale do Ribeira e do grande crescimento do mercado nacional voltado ao segmento, a ação propõe fomentar a criação de um polo de moda pensado, de forma específica, para esses públicos, possibilitando o surgimento de novos negócios na área e a consequente geração de emprego e renda.

Saiba Mais

Observatório de Turismo Sustentável

Criar um Observatório de Turismo Sustentável, voltado ao levantamento e à sistematização regional de dados e estudos sobre o setor, bem como à inteligência turística no Vale do Ribeira, de forma a integrar e subsidiar gestores privados e públicos para aprimorarem seus negócios e políticas, posicionando a região como polo turístico de excelência.

Saiba Mais

Parque Fluvial Recreativo Águas do Ribeira

A criação do Parque Fluvial Recreativo Águas do Ribeira tem como objetivo a conservação e preservação das bacias hidrográficas, oferecendo atividades lúdicas, desportivas e culturais, especialmente na área urbana e nos entornos da cidade de Eldorado, fincando um eixo turístico complementar ao da visitação às cavernas do Vale do Ribeira.

Saiba Mais

Polo de finanças verdes e de economia circular

O Vale do Ribeira, maior área contínua de preservação da Mata Atlântica do Brasil e a segunda maior reserva aquífera do Estado de São Paulo, apresenta todo o potencial para se transformar em polo preferencial de recebimento de fundos internacionais ambientais e de finanças verdes. Possui uma série de ativos e atende diversos requisitos para se posicionar como tal. Demanda investimentos em malha viária verde e na gestão e tratamento de resíduos sólidos e abre oportunidades para abraçar a economia circular.

Saiba Mais

Ribeira na palma da mão

Primeiro app regional congregando prestadores de serviços e fornecedores de produtos criativos vinculados ao território – dos mais consolidados aos mais invisíveis, formalizados ou não. Desenvolvido para dispositivos móveis, com tecnologia de geolocalização, disponibiliza o que faz do Ribeira o Ribeira, de forma digital e gratuita.

Saiba Mais

Rótulos, embalagens e displays

Aumentar a atratividade dos produtos do Vale do Ribeira, a partir de trabalho de aprimoramento de embalagem e rotulagem junto a produtores com potencial de expansão, articulando seus diferenciais em diálogo com a marca-território “Dá Gosto Ser do Ribeira”, para agregar valor real e percebido aos itens comercializados dentro e fora do território. Toda a lógica da ação é pensada para impactar na precificação e na ampliação das vendas, promovendo a distribuição de renda na cadeia produtiva.

Saiba Mais

Sabores do Ribeira

Explorar e ampliar o potencial da gastronomia no e do Vale do Ribeira requer um trabalho de promoção articulado e desdobrado em um guarda-chuva de ações de impacto, que possam promover benefícios para os diversos atores da cadeia da alimentação e alavancar negócios. Essas ações destinam-se tanto ao público interno (moradores e trabalhadores do Vale), quanto ao público externo (turistas de lazer e negócios), ambos consumidores potenciais dessa oferta.

Saiba Mais

Selo Consorciado Intermunicipal

Promover no Vale do Ribeira a inclusão produtiva de pequenos produtores a partir da criação de um selo consorciado intermunicipal para os produtos de origem animal, em equivalência aos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), ausentes na grande maioria dos municípios da região –resolvendo, desta forma, um dos maiores gargalos para a comercialização dos itens.

Saiba Mais

Turismo do Bem-estar

Apostar em um dos segmentos turísticos mais promissores, o bem-estar, organizando a oferta de atividades e pacotes, mesclando vivências na natureza, experiências artísticas, alimentação saudável e eventualmente terapias naturais para estética e anti-stress. Apiaí reúne todos os elementos para iniciar um piloto.

Saiba Mais

Viva o Ribeira

O projeto se propõe a identificar vivências autênticas que possam se converter em propostas de experiências turísticas singulares, na lógica da economia criativa, favorecendo o turismo da região e a geração de renda de empreendedores de ofícios tradicionais ou autorais, dinamizando a economia, e também incrementando a autoestima e promovendo a valorização da cultura local.

Saiba Mais
Você está offline