20/06/2023

A Economia Criativa e o Território Vale do Ribeira

Para inspirar as lideranças femininas no mês da mulher, iniciaremos uma série de artigos que irá contar como o aprendizado com a economia criativa, na visão moderna e globalizada, pode fortalecer uma região. Traremos a premissa da escuta ativa da população e construção de uma visão de futuro baseada nos desejos das gerações que tanto sofreram no Vale do Ribeira pelo isolamento do estado de quase cem anos e a velocidade alinhada às inovações, conexões e a cultura.

O ano de 2023 marcará o terceiro ano de existência do 1º. Plano Regional de Economia Criativa do Brasil, cuja identidade se transformou na marca território da região do Vale do Ribeira e que está reconectando a essência de um território que recupera o seu valor por meio da valorização do olhar de seu povo para o seu próprio povo.

Não havendo estudos e pesquisas sobre o impacto deste isolamento nas pessoas que vivem na região, desde o acidente do canal do Valo Grande que inviabilizou o porto de Iguape (ciclo do ouro e do arroz) até a construção da BR-116 Régis Bittencourt, a região ficou isolada do país prejudicando índices de desenvolvimento humano, econômico e, concomitantemente, preservando a maior faixa de mata atlântica contínua do país e as culturas tradicionais de comunidades quilombolas, indígenas, caiçaras, ribeirinhas, imigração japonesa e outros.

E isso aprendemos aqui, liderando a regional do Sebrae e articulando a governança para implementação de 25 ações do Plano que virou Projeto. O “Dá Gosto Ser do Ribeira” foi contratado pelo Sebrae-SP e realizado pela empresa Garimpo de Soluções e stakeholders regionais entrevistados. Fizemos um mapeamento do potencial criativo do distante Vale do Ribeira para 22 municípios do Estado de SP, tendo como base as principais vocações: o turismo, a gastronomia e culinária tradicional, o artesanato, além de um conjunto de ações muito atrativas para investidores.

A metodologia de mapeamento foi personalizada e “gestacionada” por nove meses. As ações seguem sendo implantadas pela equipe do Sebrae e pela governança pública e privada, que cada dia mais se aproxima e se compromete com os avanços estruturados e resultados mensurados.

No dia 13 de agosto de 2020, o Plano de Economia Criativa Dá Gosto Ser do Ribeira foi lançado pelo canal do Sebrae-SP no YouTube por estar no auge da pandemia de Covid-19. A partir desta data, a equipe do Sebrae alinhou todas as suas diretrizes, premissas, estratégias e atividades para que todas as ações fossem iniciadas. Hoje, estando próximo a completar três anos de existência, 16 das 25 ações já estão iniciadas e possuem resultados específicos sendo mensurados.

A economia criativa, no aspecto segmentado e no aspecto de território criativo, reage fortemente com o uso da logomarca Dá Gosto Ser do Ribeira como a identidade positiva de uma região que é constantemente vítima dos discursos e indicadores de pobreza e inviabilidades, mas que se torna cada vez mais “Valente”, agora com uma identidade que mostra a qualidade dos produtos, serviços e a exuberância de um pedaço do paraíso ainda não descoberto e que apoia a autoestima de crianças, jovens e adultos a reconstruir sua valorização do ambiente em que vivem, transversalizando o empreendedorismo como opção de ocupação, geração de renda e como opção de carreira.

A série de artigos proposta será dividida em sete episódios para narrar como cada uma das 25 ações está contribuindo para o crescimento econômico da região e em outros aspectos, no pilar do marketing territorial, de potenciais cidades criativas e de desenvolvimento local e regional:

  1. Atrações Turísticas, Patrimônio Histórico, Arte, Cultura e Fauna;
  2. Marcas, Rótulos, Prateleiras e Empresas;
  3. Gastronomia e Alimentação;
  4. Embaixadores, Webséries e Educação Patrimonial;
  5. Produção agrícola e Agronegócios;
  6. Economia e Oportunidades de Negócios;
  7. Turismo
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