14/08/2025
Sebrae-SP celebra os 5 anos da marca ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’
Elaborado a partir do olhar dos próprios moradores, o plano estratégico de economia criativa ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ completou cinco anos de atuação no Vale do Ribeira no dia 13 de agosto. Iniciativa do Sebrae-SP, o plano foi produzido pela Garimpo de Soluções e traz 25 ações voltadas ao desenvolvimento dos negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região.
“O que celebramos hoje não é um ponto de chegada, mas a coragem de iniciar um caminho coletivo de reconhecimento e valorização do nosso território. Nestes cinco anos, vimos nascer uma nova forma de olhar para o Vale do Ribeira, com mais orgulho, mais pertencimento e mais confiança no que produzimos, no que somos, no que preservamos”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.
Para ela, apesar de os passos serem lentos, as transformações são profundas e vêm fortalecendo a relação da comunidade com o seu território, que em cinco anos abraçou com prontidão a marca como sendo a identidade positiva da região e que remete a qualidade de vida e a valorização do empreendedorismo regional.
“São passos que nos lembram, dia após dia, que desenvolvimento e conservação podem caminhar juntos, e que a força do nosso futuro está nas raízes do que temos de mais autêntico: nossa cultura, nossa gente, nossa natureza. “Dá Gosto Ser do Ribeira” é um chamado. Um movimento de dentro para fora. E ainda estamos só começando”, afirma Michelle.
As 25 ações do plano regional são focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes. A partir do ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’, a própria relação do Sebrae-SP com o Vale do Ribeira se transformou e os projetos passaram a estimular e qualificar os empreendedores para conhecerem a história da região e transformarem a identidade cultural e as vocações regionais em negócios sustentáveis.
“O Dá Gosto Ser do Ribeira serve para nós como um instrumento de aproximação, que contribui para que a gente perceba que nós estamos trabalhando com uma comunidade especial, num lugar especial. Contribui para que essa população entenda a potência desse território e consiga, a partir desse entendimento, inspirar produtos e serviços com o nosso jeito, com a nossa rica cultura permeada por quilombolas, caiçaras, indígenas, ribeirinhos”, observa o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Junior, gestor de Economia Criativa.
Turismóloga e proprietária de agência de turismo em Registro, Isabela de Almeida Prado tem investido nos roteiros regionais para mostrar o Vale do Ribeira especialmente para quem é da região. “Eu acredito que o plano regional ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ ativa a criatividade e a inovação, para a gente pensar nos nossos negócios de forma inovadora”.
Para Isabela, o programa é um trabalho de muitas mentes e muitos corações. “Eu vejo que a equipe do Sebrae trabalha incansavelmente para que as pessoas que têm um negócio na região valorizem cada vez mais seu produto ou seu serviço. Então, essa marca trouxe esse pertencimento, essa valorização do que já amávamos, mas potencializamos ainda mais esse sentimento”, afirma.
Setores conectados
O consultor de negócios Lucas Cárnio explica que o programa também estimulou as cadeias produtivas a trabalharem integradas a outros segmentos, como o turismo, a gastronomia e o artesanato. “Ao invés de atuar de forma isolada, o agro começou a trabalhar de uma forma mais transversal, integrado a outros setores da economia. Por exemplo, os produtos da agricultura passaram a ser conectados com os restaurantes, com os meios de hospedagem, onde tudo que é produzido na nossa região também está na gastronomia regional”, observa. “Quando os produtores passaram a acreditar no potencial da região e a valorizar aquilo que produzem, eles também se animaram a buscar qualificação técnica para conquistar o mercado”, afirma Lucas.
Para a apicultora Elisabete Negrão Watanabe, de Sete Barras, a marca território agrega valor aos produtos da região. “Aonde eu vou, eu carrego esse símbolo. É uma marca que veio para ficar, veio para ajudar. Utilizando uma marca forte, dá mais gosto de ser do Ribeira, mesmo. Valoriza o nosso produto. Esse algo a mais que o Sebrae está nos proporcionando enquanto empreendedores nos ajuda a valorizar o que produzimos e agregar valor aos nossos produtos”, destaca a produtora.
Ações regionais
Ao longo dos cinco anos, o projeto estimulou a realização de festivais gastronômicos, ações voltadas para o desenvolvimento do turismo regional e apoio na estruturação de roteiros e pacotes turísticos, o fortalecimento da identidade do artesanato local, com os grupos atendidos pelos programas setoriais do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, a criação das prateleiras ‘Dá Gosto Ser Do Ribeira’ em estabelecimentos da região, além do incentivo à marca território nos rótulos dos produtos regionais. O Programa Selo de Qualidade para o Turismo também surgiu para qualificar os serviços a partir dos treinamentos e da certificação dos empreendedores conectados com a vocação de suas cidades, produtos e serviços.
Para fazer o download da marca e conhecer mais sobre o plano de economia criativa, acesse o site: https://dagostoserdoribeira.sebraesp.com.br/.