31/10/2024

A Economia Criativa e o Território Vale do Ribeira: marcas, rótulos, prateleiras e empresas

Por Michelle Santos, Gerente Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira

Dando continuidade à série proposta, seguimos para o segundo episódio para narrar como algumas das 25 ações do primeiro plano de Economia Criativa Regional do Brasil, “Dá Gosto Ser do Ribeira”, se relacionam com produtos, serviços e suas empresas, com foco no fomento da economia criativa nas cidades do Vale e fora dele.

Unificamos neste artigo mais três ações que, individualmente, podem ser detalhadas no site “Dá Gosto Ser do Ribeira” (link: https://dagostoserdoribeira.sebraesp.com.br/). Todas se relacionam com a essência da região e a alma dos “valentes”, no contexto do empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

Considero estas ações como das principais conectadas ao escopo de atuação do Sebrae e que podem escalar a região e a produção através de parcerias estratégicas, encontros e rodadas de negócios, compras locais e outras possibilidades.

Co-branding e associações entre negócios: Ações para promoção de marca-território, destinos turísticos e produtos locais com o objetivo de criar conexões de co-branding, ou seja, alavancar a marca-território para potencializar o destino turístico e os produtos regionais, trazem grande apelo, uma vez que há possibilidades de sinergias ou complementaridade em ações com marcas de diversos segmentos. No entanto, os principais objetivos desse conjunto de ideias proposto são qualificar e valorizar os produtos e quem os faz, além de ampliar e garantir as vendas, gerando aumento de receitas com a garantia de contratos de fornecimento, além de possibilidades em outros modelos de negócio.

As ações em andamento e que merecem escala incluem a venda de produtos regionais reunidos em locais específicos, independentemente do segmento a que se refiram. Por exemplo: pousadas que tenham um display com artesanatos do entorno para comercializar doces, geleias e algum produto que possa ser vendido como souvenir; redes de farmácias comercializando bolsas com a identidade regional (bananas e bananeiras) e com a marca-território como uma grife; e a presença da marca-território em sites e identificações na região, como em artes e divulgações em geral, estimulando a curiosidade e o acesso ao site principal.

Rótulos, embalagens e displays – qualificação na apresentação de produtos locais: O Sebrae-SP vem atuando em todos os seus atendimentos incentivando a melhoria contínua das embalagens dos produtos regionais para que se tornem presentes ao público interno e externo, bem como a transformação em cestas de produtos regionais e iguarias únicas locais, como o panetone de banana, que só é produzido na região. Além disso, incentiva os empreendedores a usarem a marca-território em seus rótulos, valorizando a região e não somente a cidade de fabricação. Pela qualidade da marca, inspira-se a busca de informações e a divulgação contínua da marca remetida a uma identidade positiva do território.

Com relação a displays, vários empreendimentos têm prateleiras e displays com produtos regionais unificados, por exemplo, em hotéis, pousadas, restaurantes comercializando cervejas, doces, sobremesas e peças regionais. Os artesanatos indígenas e quilombolas são comercializados numa prateleira de um coworking, feiras de rua em bairro com identificação da marca-território e com embalagens e tags para presentes, preparando locais com produtos regionais reunidos para os turistas que buscam souvenirs e sustentabilidade na abordagem e ofertas.

Estamos em campanha com os supermercados e minimercados da região para aderirem à ação, bem como as grandes referências na rodovia Régis Bittencourt, e buscamos constante acesso e conexão com empresas médias e de grande porte para adesão, incentivo e valorização ao consumo de produtos locais, aumentando a economia.

Ribeira na palma da mão – diretório georreferenciado de singularidades criativas: Inicialmente, a ideia seria um aplicativo contemplando indicações turísticas, mas avançamos com um site com empresas que participam dos projetos regionais do Sebrae Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista e obtêm o Selo de Qualidade para o Turismo ou têm a marca-território nos rótulos de seus produtos e serviços, além daqueles que têm uma prateleira ou display em sua empresa.

Os colaboradores da regional controlam em planilha mestra baseado nas evidências e registros das atividades para inserção no site através da unidade centralizada de marketing da sede da instituição. Empreendedores e empreendedoras que estão com esses critérios implementados e participam de ações do Sebrae. A iniciativa adiciona divulgação gratuita a empreendedores capacitados com estabelecimentos preparados para receber turistas, apoiando o aumento do faturamento dos pequenos negócios.

O próximo episódio dos sete programados vai considerar o conjunto de ações relacionadas à gastronomia e alimentação, um dos eixos principais do Plano de Economia Criativa Dá Gosto Ser do Ribeira.

Acompanhe os artigos já publicados em https://dagostoserdoribeira.sebraesp.com.br/namidia/ ou individualmente pela Agência Sebrae de Notícias pelo link https://sp.agenciasebrae.com.br/dados/a-economia-criativa-e-o-territorio-vale-do-ribeira/.

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